benefícios de comer peixes



benefícios de comer peixes
benefícios de comer peixes
O peixe é comumente conhecido como um alimento particularmente saudável, mas ultimamente tem havido crescentes vozes apontando para os potenciais efeitos sobre a saúde do consumo de peixe. 

Além do conteúdo de proteínas, minerais, oligoelementos (especialmente iodo e selênio) e vitaminas (vitaminas A, D e B12), o alto teor de ácidos graxos ômega-3 é particularmente destacado. 

Os ácidos graxos ômega-3 são particularmente encontrados em peixes gordurosos, como salmão, sardinha e arenque, e têm um efeito significativo no sistema cardiovascular, prevenindo a aterosclerose, diminuindo a pressão arterial e os batimentos cardíacos, e tendo um efeito positivo sobre os níveis de colesterol. reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame. 

O consumo regular de peixe também deve neutralizar o desenvolvimento da depressão. Para mulheres grávidas e mães que amamentam, o alto conteúdo de DHA (ácido no peixe é particularmente benéfico porque esta sub-forma de ácidos graxos ômega-3 é particularmente benéfica para o desenvolvimento do cérebro da criança [1].

A ingestão de peixes também é uma melhor opção em relação as carnes processadas como hambúrguer que engorda ou mesma a salsicha.

O peixe é um prato especial, então, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de comer este alimento..


Saúde dos olhos

Quando há baixos ácidos graxos ômega 3 na dieta, pode haver problemas de visão . Ao consumir peixe, o ômega 3 é fornecido ao corpo e  olhos, portanto, este alimento é a melhor escolha para a saúde dos olhos.

Cérebro mais rápido

Existem propriedades nos peixes que tornam seu cérebro mais rápido. A proteína presente também é útil na formação de novas células. O ácido graxo presente principalmente em peixes de água fria ajudam com problemas como esquecimento ou dificuldade de aprendizado.


Combate a depressão 

O consumo regular de peixe também ajuda a reduzir a depressão. Aqueles que vivem em extrema depressão devem comer peixe. O ômega 3 contido nele reduz a depressão.

Anti-envelhecimento

Este alimento também é muito benéfico para a beleza. Comer este valioso alimento pode ajudar a evitar futuras rugas. Portanto, se você quiser parecer jovem por mais tempo, então você deve comer peixes regularmente.

Prevenção do câncer 

O alimento contém ácidos graxos ômega 3. Não é apenas benéfico para o cabelo, mas também ajuda a manter doenças como o câncer longe do corpo.

Cabelo 

Se você quer um cabelo mais bonito, comece a comer peixes. As pessoas que consomem este alimento têm seu cabelo muito mais forte e bonito. O Omega 3 que está presente em várias espécies de peixes é muito benéfico para o cabelo e para a pele. Se você quiser obter melhores benefícios, em vez de fritar prepare assado.ou cozido.

Possíveis riscos

Algumas espécies de peixes (tubarão, espadarte, cavala, robalo, lúcio, atum) são caracterizadas por um alto teor de metais pesados, especialmente o mercúrio em primeiro plano. 

Até que ponto este encargo representa um risco geral para a saúde não foi finalmente esclarecido, mas há populações que devem prestar atenção especial a isso (mais sobre isso na próxima seção).

Nos peixes, o mercúrio está presente principalmente como metil mercúrio, que é mais prejudicial à saúde do que outros compostos de mercúrio. No que diz respeito ao atum, deve notar-se que as espécies de atum, que dificilmente são encontradas na Europa ou nas latas de atum, são particularmente afetadas.

Mulheres grávidas, mães que amamentam, mulheres que querem ter filhos, bebês e crianças pequenas devem evitar as espécies de peixes mencionadas acima, pois a contaminação por metais pesados ​​pode influenciar negativamente o desenvolvimento do cérebro da criança. 

De acordo com a recomendação da Sociedade Alemã para a Nutrição (GDE), deve-se evitar, esturjão, cantarilho e raia.  Além disso, segundo a recomendação da EFSA [4], as variedades consumidas devem ser constantemente modificadas.

Por exemplo, salmão, truta, carpa ou arenque são incontestáveis. Se você seguir essas recomendações para proteção preventiva à saúde, o peixe é considerado um alimento importante para mulheres grávidas, recomenda-se 1-2 refeições por semana.

Comentários